Skip to content
26/12/2011 / nolimiar

Nuvens douradas

Um breve prelúdio anuncia uma primeira frase feita de uma nota só doze vezes repetida. Segue-se, num salto, uma segunda frase idêntica à primeira, uma terça acima, e depois outra que eleva ainda mais essa sequência de patamares, mas lançando sua última nota a um ápice melódico quase pungente; para fechar o período, uma quarta frase repete um pouco abaixo, em menor intensidade e já um pouco instável, o desenho da anterior.

O esquema melódico recomeça, abre-se um novo período, mas não exatamente igual: as notas repetidas das frases estão agora meio tom acima; se as passagens são as mesmas, não há mais o clímax vertical no final da terceira frase, e sim uma efusão horizontal na quarta, que se completa e se dissolve numa quinta, ausente no período anterior e gravemente retomada pela tônica, como a assentar a música no seu leito.

Retorna então o prelúdio e tem início um terceiro período semelhante aos outros dois. Mas em vez do empuxo vertical, no primeiro, ou da expansão horizontal, no segundo, ocorre agora uma rápida oscilação das notas a partir da quarta frase, num movimento ascendente, febril, que por fim cessa e mansamente decai. E a música expira com um acorde que se estende numa espécie de exalação, deixando ouvir no final, levemente pontuada, uma última nota só.

Melodia feita de camadas de duração e cujo desenho, sempre acrescido, se repete com variações; melodia intimamente matizada pela harmonia que vai tingindo de cores e de afetos seu lento desenrolar modulado; melodia que combina a percussão insistente do piano e o devaneio langoroso das cordas: Nuvens douradas, de Tom Jobim, é isso e também um encontro entre som e imagem, entre a música e o seu tema – as nuvens, que parecem iguais e estão sempre variando, que são os sonhos da terra, seu hálito, sua face mais abstrata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: